CORINTHIANS

09/10/2011 23:04

Tite diz que pôs Adriano para 'brindar' a Fiel e não o confirma contra o Bota

Treinador foi vaiado por demorar a colocar o Imperador no segundo tempo. Presença dele na quarta-feira depende de avaliação médica

 
 

 

 

    Adriano estreou pelo Corinthians aos 34 minutos do segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, neste domingo, no Pacaembu, pelo Brasileiro. Com apenas 20% de sua condição, o Imperador se movimentou pouco e mostrou que ainda precisa evoluir bastante para recuperar o bom futebol.

Após a partida, o técnico Tite admitiu que colocou o centroavante para completar a festa. O comandante não garantiu a presença do camisa 10 no banco de reservas contra o Botafogo, quarta-feira, às 21h50m, novamente em São Paulo.

leia também
    - Nesse momento, para brindar a torcida, para dar adrenalina, para ele sentir o clima e apressar o processo. Precisamos dele em melhores condições. Foi também para brindar todo o grupo, que gosta muito dele, o abraçou. O grupo sabe quanto tempo ele passou fora, como é um drama – afirmou o treinador.

Tite, aliás, foi bastante pressionado para colocar Adriano em campo. Com o placar garantido, a torcida passou a gritar pelo nome do goleador. Tite o chamou do aquecimento aos 26 minutos, levando os alvinegros ao delírio. Entretanto, como o camisa 10 demorou para entrar, o treinador ouviu alguns palavrões vindos das arquibancadas.

Tite Corinthians (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Tite curtiu a vitória do Corinthians sobre o Dragão
(Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)

- Grande parte do torcedor entendeu que é um processo esse retorno. Para mim, é fácil. Posso dar a camisa e falar para ele ir jogar. Mas as coisas não são assim. Tenho que ter costas largar e deixar buzinar no meu ouvido porque é do jogo. O campo ficou grande. O Atlético-GO saiu e dava espaço para os contra-ataques, mas o Adriano é mais pivô, de retenção e de bola aérea. Que bom que ele voltou, que o Moradei fez um grande jogo... – ressaltou.

- O torcedor é inteligente. O importante é o Corinthians. O Adriano está dando sua parcela de contribuição. Mas se (os torcedores) ficarem vaiando, vão prejudicar a equipe. Para mim, é fácil, mas tenho que agir com a razão ou então vou prejudicar o time. O Adriano está tendo boa vontade. Precisamos de um pouco de calma para que esse retorno seja aos poucos. Não é só o Adriano o importante. São importantes Moradei, Liedson, Julio Cesar...precisamos de um conjunto forte – emendou.

O treinador preferiu não adiantar se Adriano será relacionado para enfrentar o Botafogo. Adriano se reapresentará com o restante do grupo nesta segunda-feira pela manhã, no CT Joaquim Grava, e será avaliado pela comissão técnica. Para essa partida, o atacante Emerson terá condições de atuar depois de ter cumprido dois jogos de suspensão.

- Amanhã (segunda-feira) vou ver como ele (Adriano) reagiu – disse Tite

LIDER DO BRASILEIRO, CORINTHIANS QUER MANTER A PONTA

Gazeta Press

Willian marca o segundo dos três gols da vitória corintiana no Pacaembu

O Corinthians não encontrou resistência alguma na noite deste domingo, no Pacaembu, e derrubou com facilidade o Atlético-GO, por 3 a 0. Ligado em campo desde os primeiros iniciais, o time resolveu tudo rapidamente, na primeira etapa – Leandro Castán, Willian e Alex fizeram os gols. De quebra, a equipe ainda ultrapassou o Vasco na tabela de classificação e reassumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, agora com 51 pontos (um acima do concorrente carioca, que foi vencido pelo Internacional).

A festa teve início bem cedo. Enquanto esperavam pelo começo do jogo, marcado para as 18 horas, os torcedores acompanhavam o andamento dos demais resultados da 28ª rodada. Comemoraram especialmente a derrota do Vasco por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio. O tropeço do então ponteiro abriria caminho para o Corinthians, com uma vitória simples, pairar novamente na primeira posição. Os festejos se seguiram no momento em que o atacante Adriano foi anunciado e subiu a campo.

O centroavante, porém, só faria sua estreia nos minutos finais da etapa complementar. Antes disso, os 11 titulares preparam o terreno, conforme o próprio camisa 10 havia pedido durante a semana. “Espero que dê tudo certo. É lógico que ainda não estou bem para jogar uma partida inteira. Se o Tite precisar, vou tentar ter um bom papel. É difícil, mas o que vale é a disposição, a vontade de ajudar”, repetiu Adriano, antes do confronto.

Quando a bola de fato rolou, a rede não demorou a balançar. Logo aos oito minutos do primeiro tempo, Danilo acertou cabeceio na trave, e o Corinthians descolou escanteio pelo lado direito do campo na jogada seguinte. Alex levantou a bola de novo para o meio da área, e Leandro Castán, sem marcação, meteu a cabeça na bola para inaugurar o placar.
Acesa, a equipe mandante se manteve contundente. Aos 14 minutos, o atleticano Márcio quase foi surpreendido por chutão do campo de defesa corintiano. Por estar adiantado, o goleiro teve que recuar alguns passos e esticar o braço ao máximo antes de estapear a bola para escanteio.

O Atlético respondia timidamente e, na maior parte de seus ataques, os homens de frente se encontravam impedidos. Sua fragilidade ficou clara aos 37 minutos. Dois marcadores trombaram e viram Willian ficar com a bola espirrada perto do bico direito da área. O atacante puxou para a perna esquerda, bateu colocado, no ângulo oposto de Márcio, e ampliou a vantagem. Cinco minutos depois, Alex recebeu dentro da área e, de direita, anotou o terceiro do Corinthians.

A segunda etapa serviu apenas para os jogadores do Corinthians controlarem o resultado e ouvirem pedidos da torcida por Adriano. O técnico Tite foi insultado por parte da torcida e só cedeu ao apelo pouco após a metade do segundo tempo, não por necessidade, mas porque tinha o resultado nas mãos. Sem jogar desde 19 de janeiro, quando ainda defendia a Roma, e recuperado de cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo, o centroavante entrou tarde.

Depois de muita espera e cumprimento do fisioterapeuta Bruno Mazziotti, com quem trabalhou durante os pouco mais de cinco meses de recuperação, ele pisou o gramado aos 34 minutos para substituir Alex. No período em que esteve em campo, Adriano movimentou-se pouco, contudo foi a cereja do bolo na festa armada para a vitória que recolocou o Corinthians na liderança.